sábado, 18 de outubro de 2008

A ultima Palestra de Calmon de Passos

"Com 89 anos... Toda vez que você acorda e vê que ainda está vivo... Tá no lucro"
Pois é gente, estive na ultima palestra do professor Calmon de Passos, que depois que pronunciou essa pérola só acordou "no lucro" por mais uma vez.
Ele disse que depois de velho se sentia no direito de ser debochado, alardeando pérolas como estas, mas também se sentia no dever de continuar ensinando as coisas que havia aprendido al longo da vida, e naquela oportunidade, falar a operadores e estudantes de direito poderia parecer debochado, mas era uma das mais importantes lições possíveis.
Ele nos mandou deixar de sermos ingênuos! Deixar de acreditar em Papai-Noel. A função do Direito não é e nem nunca foi promover a igualdade social ou qualquer outra coisa do tipo, em todos os lugares do mundo, em todas as épocas a única função do direito é manter a estrutura social, manter o privilégio da elite. Elite essa da qual nós fazemos parte. Justiça não tem nada a ver com igualdade. Confundir justiça com igualdade é natural na juventude, até certo ponto é ingênuidade, a partir de certa idade é ou burrice ou hipocrisia.

Nenhum comentário: