sábado, 18 de outubro de 2008

Três réáu antecipado

Taí uma das coisas que me estressam em Salvador. Depois de lotearem a via pública, agora os guardadores de carros se acha no direito de estabelecerem o preço do estacionamento e exigir o pagamento antecipado. Na quinta-feira em frente a uma casa dewe eventos, teve um que veio com um "recibo" onde estava escrito: "Taxa de Estacionamento R$ 10,00 - Pagamento Antecipado".

Se eles continuam fazend isso, é porque tem (muita) gente pagando. Fazendo as contas por baixo, eles tiram mais de um salário mínimo de segunda a sexta, e mais outro no fim de semana. Qual é o emprego onde um semi-analfabeto vai ganhar um terço disso? Nada contra eles tentarem ganhar a vida, mas as coisas não são tão simples, o problema é que antes era uma solicitação de alguns trocados em troca de uma ajuda para ajudar a estacionar, ou para lavar o carro. Mas essa atividade ficou lucrativa, não era mais um bico, se tornou a principal atividade dessaspessoas. A partir do momento que a pessoa conta com aquele dinheiro e faz compromissos confiando neles, ele passa a EXIGIR o dinheiro, e para quem questiona eles uam da ameaça : "num posso garantir a 'integridade física' do seu veíclo".

Qual a solução? Prender todos? Matar? Surrar? Não pagar e arriscar ter o carro arranhado de um lado ao outro? O ideal seria ter policiamento nesses locais, pois os guardadores já se acham no direito de estabelecer preços e exigir o pagamento.

O próximo estágio pode ser perigoso...

Nenhum comentário: