quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Lula! Apoia eu....

Essa eleição me fez lembrar das de alguns anos atrás, quando ao passar por algumas cidades era possível visualizar bem claro em alguns muros: “Fulano de Tal, candidato de ACM”.

Dessa vez, com o cargo de cacique da Bahia ainda vago, o apoio perseguido pelos candidatos eram os de Lula e Wagner. As semelhanças não param por ai, acho que os candidatos passaram algumas horas em frente ao youtube olhando vídeos de campanhas antigas, porque o discurso também é o mesmo: “É impossível governar Itabuna sem apoio do governo do Estado”, “Se o PT não ganhar a Cidade vai acabar...”.  Do outro lado “No meu voto mando eu!”. Mas, porém, contudo, todavia, entretanto.... (Como já dizia Acácia Pinho!) Se do lado dos candidatos os discursos são os mesmos, lá em cima as diferenças são muitas. ACM era macho! Tróculênto  ou não (Dessa vez homenagem a F.G.),  Toninho Malvadeza sempre teve algo que Lula perdeu, Wagner nunca demonstrou e Gedel nunca teve: Personalidade. ACM falava: meu candidato é esse e acabou.

O resultado de um líder com muita popularidade  e pouca personalidade não poderia ser outro. Enquanto lá em cima Lula fica nessa de “Tenho muitos amigos” e “Todos são aliados”, aqui em baixo temos que assistir cenas ridículas. As campanhas não mostravam propostas, tentavam convencer o eleitor que eles eram o candidato do presidente. E quando além da falta de personalidade temos a falta de caráter ai o resultado não poderia ser outro.  Fábio se dizer aliado de Lula era ridículo, mas ele esculhambar Fernando Gomes foi ainda pior. O resultado foi que ele nunca mais se elege nem para vereador.

E Geraldo?? Metade da campanha tentando convencer o eleitor de que sua mulher era a única candidata de Lula. Quando viu que o povo não estava nem ai para isso, passou a outra metade tentando empurrar que Azevedo era pau manado de Fernando. Eles tinham tudo para ganhar a eleição, mas como sempre, por trás de quase todas as grandes burradas dos homens está a vaidade, o orgulho. Gostavam tanto de criticar quando políticos influentes tentavam eleger parentes e fizeram a mesma coisa. Só que dessa vez, além do orgulho e da vaidade ainda teve a burrice para temperar a mistura. Geraldo merece um prêmio, conseguiu fazer uma coisa que nunca imaginei ver, petistas votando no DEM, com nojo da negociata feita.

O povo não está nem ai para Lula, muito menos para Wagner e só na cabeça de Fábio que Gedel conseguiua atrair algum voto em Itabuna. Não teve jeito, Azevedo é o prefeito... E seja o que Deus quiser. 

Nenhum comentário: